Natan Fontes pede manutenção de Transporte Universitário e Técnico de Pojuca


O também universitário Natan Fontes requereu ao gabinete do prefeito de Pojuca, Dr. Toinho, no último dia 15 de novembro, através de oficio a manutenção do projeto “Transporte universitário e técnico” para alunos que cursam a graduação e/ou técnico fora do município. O governo municipal sinaliza sua interrupção argumentando falta de recursos financeiros. Em 2013, aproximadamente 600 alunos pojucanos estariam sendo beneficiados com o projeto.

De acordo com Natan, o benefício cobriria o fornecimento de ticket transporte, este coberto por lei municipal. De acordo a lei do vale-universitário, poderá receber o benefício o aluno “carente” e este deverá estar matriculado em curso de ensino superior e/ou técnico em cidade até 100km de distância de Pojuca e que não tenha correspondente no município. O auxílio também analisa a renda familiar do estudante, que deve ser de 0 a 1 salário mínimo per capta familiar.

Para Natan Fontes, que também ocupa a Comissão Estudantil Técnico e Universitário, a Prefeitura cometeu uma ilegalidade, por ter violado o princípio da proibição do retrocesso social, ou seja, não dando continuidade a um avanço já implementado. O líder estudantil argumenta que o acesso à educação é um direito fundamental garantido pela Constituição e que o "auxílio-transporte" tornou-se um direito subjetivo público dos estudantes carentes da cidade que preencham os requisitos legais.

Ainda de acordo com Fontes, o princípio da boa-fé objetiva, impede o município de suspender de forma contraditória o auxílio, depois de já ter aberto inscrições e selecionado os beneficiados.


CONFIRA DOCUMENTO: