A implantação da Unidade Básica de Saúde – Nova Pojuca, ao lado do Fórum da cidade, localizado no Centro de Abastecimento de Pojuca é uma antiga reivindicação da comunidade local e do entorno. As UBS’s do município atualmente vêm atendendo famílias cadastradas e distribuídas em diversos bairros da cidade, essas instaladas em vários imóveis alugados, de estrutura física acanhada e com espaço limitado para acomodação adequada dos servidores e usuários.
O local para a implantação da nova unidade é de posse da Prefeitura Municipal de Pojuca, e os recursos que serão utilizados para sua construção serão do Ministério da Saúde – Governo Federal. Com verba anunciada desde julho de 2013, a obra encontra-se longe da realidade.
Mesmo com recursos garantidos e com uma placa informando conclusão de obra para novembro de 2014; a construção que foi iniciada encontra-se parada e sem nenhum tipo de previsão para o seu termino.
Preocupado com o destino do dinheiro público, Natan Fontes enviou a diretoria municipal de saúde um requerimento solicitando da senhora Maria Aparecida de Aragão Nunes, informações com base na Lei nº 12.527/2011 sobre os motivos da paralisação do empreendimento, provável data de entrega da obra, valor final da unidade de saúde e qual a empresa viabilizará a sua conclusão.
Para Fontes, é importante que a diretora da saúde, que também é irmã do prefeito Dr. Toinho, preste as informações detalhadas sobre as características da unidade a ser implantada, inclusive com o cronograma de conclusão das obras.
“ É uma questão de transparência, principalmente com dinheiro público. Mas, além disso, é uma questão de respeito para com os moradores de Pojuca. Não dá para iniciar uma obra, parar ela quando bem entender, gastar verba federal e simplesmente ignorar as necessidades da cidade”, bradou Natan.
CONFIRA DOCUMENTO: